Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
NI - ACSS - Mais 12 postos de trabalho em medicina intensiva - 26 agosto
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) irá promover, durante o mês de setembro, a realização de um concurso centralizado para o preenchimento de 12 postos de trabalho de pessoal médico na área de medicina intensiva, na sequência da autorização dada no dia 26 de agosto pelos Ministérios da Saúde e das Finanças.
 
Os hospitais do SNS têm registado um aumento de doentes agudos, o que se traduz numa necessidade de reforço da capacidade em áreas destinadas a tratar doentes críticos, principalmente nas zonas do interior do país, onde serão alocados estes recursos humanos. A medicina intensiva obriga ao desenvolvimento de novas vertentes de pensamento e formação médicas, designadamente a correta gestão dos recursos e a ponderação ética, social e científica dos limites de intervenção, acrescendo o facto de que esta é uma área do SNS carenciada a que urge dar resposta, em linha com as recomendações do relatório “Avaliação da Situação Nacional das Unidades de Cuidados Intensivos” elaborado pelo grupo de trabalho criado pelo Despacho n.º 4320/2013, de 25 de março.
 
Os 12 postos de trabalho a abrir irão dirigir-se primordialmente a médicos com o título de especialista em qualquer especialidade da carreira hospitalar e que não possuam o título de subespecialista de Medicina Intensiva.
 
As vagas irão ser abertas em unidades hospitalares de menor dimensão, visando reforçar a sua capacidade em articulação com hospitais de maior diferenciação e capacidade técnica para efeitos de formação nesta área, tendo em consideração as idoneidades atribuídas pela Ordem dos Médicos.
 
Este é o segundo concurso aberto, desde 2014, para medicina intensiva e os 12 postos de trabalho vêm dar resposta a uma necessidade premente do SNS, nomeadamente em regiões do país carenciadas nesta especialidade, cujas populações vão, assim, ficar mais bem servidas, numa lógica de serviço de proximidade.
 
 
Lista das Unidades a abranger e respectivas instituições de articulação formativa:
 
- ULS Alto Minho (Viana do Castelo)/C H São João
 
- ULS Alto Minho (Viana do Castelo)/ C H São João
 
- C H Entre Douro e Vouga (Feira)/CHGE (Gaia)
 
- ULS Nordeste Transmontano (Bragança)/CHTMAD (Vila Real)
 
- C H Leria/Pombal (Leiria)/CHUC
 
- C H Leria/Pombal (Leiria)/CHUC
 
- ULS Castelo Branco/CHUC
 
- C H Cova da Beira (Covilhã)/CHUC
 
- Hospital de Setúbal/CHLN (SMI H St Maria)
 
- ULS Litoral Alentejano/CHLN (SMI H St Maria)
 
- C H Barreiro/Montijo/CHLO (SFX)
   
 
26 de Agosto de 2015
ACSS, I.P.,
ACSS - Núcleo de Comunicação e Informação
comunicacao@acss.min-saude.pt