O Laboratório de Saúde Pública do Alentejo (LSPA) sob a alçada da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. com a designação de Laboratório de Saúde Pública do Alentejo.
A Responsável do Laboratório, Dra. Margarida Passanha, Técnica Superior de Saúde – Ramo de Laboratório, assegura a resposta às necessidades laboratoriais face às competências das Autoridades de Saúde da Região.
Este Laboratório tem ensaios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, desde 2006. Os ensaios acreditados assim como os tipos de amostras associados podem ser consultados através do site do IPAC.
O Laboratório executa análises de água a clientes particulares, os interessados podem contactar directamente o Pólo da sua região (contactos).
Para além das atividades desenvolvidas (Consultar) por rotina o Laboratório de Saude Publica do Alentejo ainda participa ativamente em projeto/estudos piloto tais como: Estudo da qualidade água das piscinas biológicos; Estudo da qualidade microbiológica do gelo usado para Consumo Humano, Pesquisa de Pseudomonas aeruginosa em superfícies de Piscinas, Projeto PIOPAL e análises de rRT-PCR, Antigénio e Anticorpo IgG/IgM para SARS-CoV-2.
O Laboratório de Saúde Pública do Alentejo implementou em Abril de 2020 a técnica para diagnostico do SARS-CoV-2 pelo método de rRT-PCR, tendo realizado desde essa data testes para o ADR Évora e Unidades Cuidados Continuados dos Concelhos do Distrito de Beja, Évora e Portalegre e dos cinco Concelhos do Litoral Alentejano. Este Pólo implementou ainda a avaliação serológica, resposta IgG/IgM para SARS-CoV-2 (Consultar).
De modo a aferir a qualidade dos serviços prestados nas diferentes vertentes analíticas implementadas, além das auditorias efetuadas a este serviço por organismos externos, sempre com bom desempenho, participam em avaliação externa da qualidade em todas as áreas implementadas.