Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Perfil de Saúde da Região Alentejo

​O Perfil de Saúde da Região Alentejo constitui um documento de extrema relevância para a Região de Saúde do Alentejo.

O seu principal objetivo é a determinação das necessidades em saúde da região, sendo criada evidência relativa às principais prioridades de atuação estratégicas e operacionais que consecutivamente permitem a execução de um processo de tomada de decisões com um menor grau de risco associado.

A partir desta fonte de informação é possível desencadear todo o ciclo de planeamento em saúde, uma alocação de recursos mais eficiente e com maior qualidade, capaz de gerar valor para os utentes e ganhos em saúde para as populações.

Trata-se de um documento que servirá de referência para um conjunto relativamente vasto de atores que interagem direta ou indiretamente com o sistema de saúde, reforçando a necessidade de articulação e integração endógena e exógena aos serviços de saúde.

A apresentação do Perfil de Saúde da Região Alentejo é um trabalho cujo cariz retrospetivo onde se pretende refletir o passado e o presente da saúde dos alentejanos, exige uma resposta pró-ativa e de mudança, perante uma dicotomia histórica agora retratada e um futuro previsivelmente influenciado por desafios significativos às organizações e aos sistemas de saúde.

Para além de contribuir diretamente para a elaboração de um novo ciclo de planeamento nacional, nomeadamente o PNS 2011-2016, é desejável também que este documento constitua uma fonte de dados atualizada de forma sistemática, permitindo uma abordagem breve e sintética, como agora se apresenta, e seja um ponto de partida capaz de promover um estudo contínuo e complementar de todas as variáveis que influenciam os resultados da região.

Perfil Regional de Saúde 2013.pdfPerfil Regional de Saúde 2013
Perfil Regional de Saúde 2012.pdfPerfil Regional de Saúde 2012
Perfil Regional de Saúde 2010.pdfPerfil Regional de Saúde 2010