Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Saúde 2012: Envelhecimento ativo e saudável

Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é o dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde.
Em 2012 o dia é dedicado ao envelhecimento ativo e saudável.
A região do Alentejo caracteriza-se, entre outros aspetos, por um elevado índice de envelhecimento, pelo que já existem vários projetos a decorrer na região, dinamizados pelos profissionais de saúde, e que têm como objetivo promover uma vida mais ativa e saudável a todos os idosos.
Foram, por isso, e para assinalar este dia, pogramadas atividades neste âmbito e que irão decorrer em diversos concelhos da região alentejana.

No Alto Alentejo, o Centro de Saúde de Fronteira, no dia Mundial da Saúde, irá dar início a um projeto, que consiste em ações de sensibilização à população em geral, para prevenir acidentes domésticos com idosos, com avaliação dos riscos ambientais, comportamentais, cognitivos, entre outros, e será criada uma classe de movimentos para os idosos. Fazem parte deste projeto uma equipa constituída por uma médica de família, uma fisioterapeuta, uma técnica de saúde ambiental, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional, e diversos parceiros sociais do concelho. Ver folheto
No concelho de Monforte, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Al-Qantara promove um encontro “Conversas entre nós” a decorrer dia 9 de Abril, no período da tarde, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monforte. Este encontro, entre idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e as crianças da sala 1 do Jardim de Infância de Monforte, pretende ser uma conversa informal sobre o que é ser velho, e tem como objetivo principal sensibilizar as crianças sobre o envelhecimento e partilhar experiências dos mais idosos.
No concelho de Nisa, durante a semana de 16 a 20 de abril, a UCC irá junto dos alunos do 1º ciclo das escolas de Nisa e Alpalhão, realizar sessões de âmbito da educação para a saúde, e na freguesia de Montalvão, do concelho de Nisa, durante a semana de 9 a 13 de abril, irão decorrer ações de sensibilização de âmbito comunitário na área da HTA, com recurso a Unidade Móvel de Saúde.

As comemorações do Dia Mundial da Saúde, no Alentejo Central, serão assinaladas em Arraiolos, no dia 7 de abril, com a UCC em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal, a empresa Publiplanície, a GNR e o Gabinete de Saúde e Bem Estar da Escola EB 2-3 de Cunha Rivira, que promove uma caminhada pela vila, tendo como destino o Jardim Público, onde irá decorrer uma actividade de estimulação cognitiva. Todos os participantes terão direito a um lanche saudável (maçã e água).
A UCC de Évora, durante a manhã do dia 12 de abril, irá realizar uma atividade transgeracional com idosos de instituições de 3ª idade, cheches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo. Esta atividade tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis em equipas mistas (mais e menos jovens), que visam promover o envelhecimento ativo.
No concelho de Estremoz, a UCC irá assinalar este dia através de publicação de dois textos, com informação alusiva ao tema, nos jornais do concelho: “Brados do Alentejo” e “E”.
Em Montemor-o-Novo, a UCC, em parceria com a Câmara Municipal, irá realizar uma marcha por algumas ruas da cidade, que terminará num dos jardins de Montemor-o-Novo, com uma sessão de movimento dirigido a todos os participantes e que decorrerá sob o tema “pela sua saúde mexa-se”, com o objetivo de incentivar a comunidade à prática de exercício físico. Esta atividade será alargada a oito freguesias do concelho, durante os meses de abril e maio.
No concelho de Redondo, a UCC está a divulgar, pelos parceiros locais, o estudo realizado a partir da avaliação dos idosos da Dinâmica Sénior com o IAI - Instrumento de Avaliação Integrado. Este estudo apresenta o perfil dos idosos do projeto e tem por finalidade contribuir para um diagnóstico que permite a seleção de estratégias e planeamento de cuidados no futuro.
Em Viana do Alentejo, durante a tarde do dia 11 de abril, irá realizar-se um peddy paper, promovido pela UCC em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho e a Câmara Municipal. Esta atividade contará com a colaboração dos utentes do clube sénior da freguesia de Viana do Alentejo e da associação de reformados. No dia 15 de abril está prevista uma caminhada para utentes de todas as idades, organizada pela UCC e pela junta de freguesia. Também no dia 11 de abril, na freguesia de Alcáçovas, a UCC conta com a colaboração dos utentes do clube sénior, familiares dos alunos da Escola EBI/JI e a junta de freguesia, para a realização de jogos, aulas de educação física e dança. O convívio terminará com um lanche saudável e entrega de lembranças, feitas pelos alunos, aos utentes do clube sénior. Na freguesia de Aguiar, durante a tarde do dia 16, irá decorrer uma gincana com a banca da saúde, jogos tradicionais e dança, que irá envolver os alunos da escola de Aguiar e os utentes do clube sénior.
No concelho de Vila Viçosa, a UCC irá desenvolver atividades com a comunidade idosa, nomeadamente, os utentes do concelho em Lar e Centro de Dia da Cáritas e Santa Casa da Misericórdia. Trata-se de atividades lúdicas e musicais, com a participação de um grupo  de música tradicional portuguesa e de um animador social da Santa Casa da Misericórdia.

No Baixo Alentejo, o Centro de Saúde de Cuba, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, organizou uma caminha para toda a população, com a participação especial dos alunos das aulas de natação e ginástica da 3ª idade. Esta caminhada realizar-se-á no dia 13 de abril, entre as 10 e as 11 horas
No mesmo dia, a partir das 11 horas, decorre no jardim da vila, uma aula de aeróbia, aberta a toda a comunidade, que contará com a participação especial dos alunos da Escola Básica Fialho de Almeida e da Escola Profissional. Serão distribuídos folhetos informativos sobre diabetes, hipertensão, colesterol, obesidade, alimentação saudável e exercício físico, e toda a população interessada terá oportunidade para efetuar avaliação de tensão arterial, glicemia e colesterol, bem como, o rastreio do Índice de Massa Corporal (IMC). Durante a tarde, realizar-se-á também uma sessão, com os alunos do 3º ciclo, a explicar todo o processo de fabricação de sabonetes através da utilização de resíduos domésticos, como a cinza e o óleo alimentar usado. No final do dia, pelas 21 horas, decorrerá no Centro Cultural de Cuba, uma sessão de esclarecimento sobre sexualidade.
No dia 5 de abril, o Centro de Saúde de Vidigueira, em parceria com a Câmara Municipal, promove um circuito de treino de marcha e equilíbrio (prevenção de quedas) com os idosos, a realizar-se no Centro Social de Vidigueira; uma caminhada no passeio pedestre (Vidigueira – Vila de Frades) e um workshop de cozinha saudável.
A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, com a Rede Social do concelho de Beja, da qual é parceira, têm previstas diversas atividades a decorrer no mês de Abril, conforme plano em anexo (ver plano de atividades).