Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial do Diabetes assinalado por toda a região de Saúde do Alentejo

Dia Mundial da Diabetes

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, tem como finalidade chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes.

Assim, e visando uma maior consciencialização das pessoas para o problema da diabetes, realizaram-se diversas atividades por toda a região de Saúde do Alentejo.

Dia Mundial Diabtes UCC Altercrato

No Norte Alentejano, em Alter, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ALTERCRATO em colaboração com a Rede Social da Câmara Municipal de Alter procedeu ao rastreio de diabetes das 10 ás 12 horas do dia 14 de novembro, no Passeio de Alter, procedeu à colocação de cartazes por todo o concelho e durante a noite Castelo de Alter esteve iluminado de azul (cor que simboliza a diabetes).

Em Gavião, os profissionais do Centro de Saúde promoveram uma sessão de educação para a saúde dirigida aos utentes diabéticos, que decorreu no dia 15 de novembro pelas 14h30. Na sessão foram debatidos vários temas, como:

- Conceito de Diabetes;
- Sinais e sintomas da Diabetes;
- Alimentação;
- Pé Diabético;
- Hipo e Hiperglicémia.

Foram também distribuídas máquinas de glicémia e panfletos alusivos ao tema.

Em Portalegre, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Portus Alacer, à semelhança dos anos anteriores, realizou um rastreio da diabetes numa das freguesias do Concelho de Portalegre, este ano foi na Urra, nas instalações da Junta de Freguesia. Este rastreio foi efetuado pela equipa de enfermagem, com a Dia Mundial Diabetes USF Portus Alacercolaboração dos alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre.Na USF, as salas de espera foram decoradas com cartazes e outros motivos alusivos ao dia 14 de novembro - Dia mundial da Diabetes. Todos os profissionais da USF Portus Alacer aderiram à iniciativa das sextas feiras AZUIS, e assim, no seu local de trabalho vestiram uma peça de roupa AZUL todas as sextas feiras.

A UCC Al-Qantara, que abrange os concelhos de Arronches e Monforte,  promoveu um lanche diferente na Santa Casa da Misericórdia de Monforte para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, na tarde do dia 14 de novembro de 2012: "Um Chá Azul". Pretendeu-se com esta atividade capacitar os idosos e colaboradores da SCMM para lidar com a diabetes, e reforçar fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis.

O lanche constDia Mundial Diabtes UCC Al-Qantaraou de um bolo sem açúcar, salada de frutas, chá de camomila, pão integral e fiambre de frango. Os idosos prepararam círculos azuis com os quais decoraram as mesas na hora do lanche. A equipa da UCC, vestida de camisolas azuis, ajudou na distribuição do lanche, após uma pequena conversa sobre a diabetes, permitindo espaço e tempo para esclarecer sobre a temática.

Também o Alentejo Central assinalou este dia com diversas atividades. Em Évora a UCC promoveu um concurso denominado “Conhecer a Diabetes”, dirigido aos alunos das EB2, 3 e Secundárias do concelho de Évora, tendo como objetivo:

• incentivar a aquisição de conhecimentos sobre a Diabetes Mellitus por parte da comunidade escolar;
• contribuir para o aumento da literacia em saúde e para a capacitação da comunidade escolar na abordagem à Diabetes Mellitus;
• promover hábitos de vida saudáveis e de cidadania participada na comunidade escolar.

Os resultados deste concurso serão apresentados no dia 22 de novembro pelas 18 horas, no auditório da Direção Regional de Educação do Alentejo, onde serão entregues os prémios e decorrerá uma palestra sobre a Diabetes.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e a UCC de Vila Viçosa, em parceria com a Câmara Municipal e a Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, comemoram este dia com um rastreio da diabetes, que teve lugar na Praça da Republica pelas 10h00, dirigido a toda a comunidade.Dia Mundial Diabetes Vila Viçosa Procederam à distribuição de material promocional e aconselhamento nutricional. De seguida, pelas 11 horas iniciou-se uma caminhada campestre “Viver com diabetes /A caminhada das azeitoneiras”, com um percurso de 6 quilómetros pelos campos de Vila Viçosa. Durante a caminhada procedeu-se à distribuição e água e maçãs pelos participantes, aos quais também foi feita a avaliação da glicémia no início e final da caminhada.

Às 15 horas no Espaço da Universidade Sénior, houve uma sessão de esclarecimento / debate sobre “Viver com Diabetes” onde foram partilhadas experiências e testemunhos de utentes diabéticos, bem como prestados esclarecimentos sobre a temática. Esta atividade, que contou com a presença de 40 participantes, para além da comemoração do dia mundial da diabetes, pretendeu alertar os participantes para os benefícios da prática de exercício físico no controlo e prevenção da diabetes.

Em Montemor-o-Novo, no dia 12 de novembro, a UCC Monte Mor em parceria com a Câmara Municipal e a Unidade de Cuidados Continuados do Hospital de S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, comemorou o dia Mundial da Diabetes com a realização de uma sessão de educação para a saúde e esclarecimento sobre esta doença, seguida de um rastreio e aconselhamento nutricional. Esta sessão realizou-se em ambas as instituições e destinou-se aos funcionários das mesmas.

Também a USF ALCAIDES promoveu mais uma atividade do Projeto "Comer bem em 2012, vai ser...Pêra Doce", que teve lugar nas instalações daquela unidade de saúde, no dia 20 de novembro das 9h30 às 12h00. A atividade foi dirigida a todos os utentes da USF Alcaides e a participação foi totalmente gratuita. O programa constou de uma sessão de aconselhamento alimentar na Diabetes, uma aula de movimento com o objetivo de promover a atividade física no dia-a-dia, e realizou-se também um sorteio de prémios para os participantes. Ver cartaz

No Baixo Alentejo, as atividades realizadas para assinalar esta data iniciaram-se a 13 de novembro, pelas 9h00, com uma Caminhada da Diabetes dirigida a toda a população, e que decorreu no Parque da Cidade de Beja. Entre as 15h00 e as 19h00 realizou-se um rastreio da Tensão Arterial e Glicémia, no Hipermercado Continente de Beja e pelas 21h00, na Casa da Cultura de Beja, uma sessão de sensibilização “Conversas na Cidade – Viver Saudável”, dirigida a toda a população de Beja. Este evento reuniu oito convidados numa conversa à volta do tema – Modos de Vida Saudáveis e Promoção da Saúde. Pretendeu-se com esta iniciativa, através da troca de opiniões e experiências entre os convidados de várias áreas, sensibilizar a população para a problemática da Diabetes, promover a reflexão acerca das suas diversas causas e envolver a população na prevenção da doença, tendo sempre como base evidências científicas. Ver cartaz

No dia 14 de novembro a Unidade de Saúde Familiar Alfabeja promoveu o evento “Movidos pela Diabetes”, que teve lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde de Beja, a partir das 9h00, onde foram discutidos os seguintes temas:

• Diabetes: Passado e Presente. Perspetivas de Futuro.
•  Apresentação de Projetos das Instituições de Saúde do Baixo Alentejo na área da Diabetes. 
• A Gestão da Doença Crónica na Pessoa com Diabetes.
•  Testemunhos de Participantes com Diabetes/Cuidador da Pessoa com Diabetes do projeto “Movidos pela Diabetes” e testemunho de participante no Projeto “Baleizão, Aldeia Amiga das Pessoas Idosas”
• Leituras Saudáveis (Biblioteca Municipal de Beja)

 Ver Cartaz

No Pavilhão Gimnodesportivo de Almodôvar, a partir das 10h00, a população recebeu conselhos práticos sobre quantidades e equivalências dos alimentos e uma aula de exercício físico. Esta atividade foi promovida pelo UCC de Almodôvar com o apoio da Câmara Municipal de Almodôvar e Junta de Freguesia. 
Ainda no dia 14, em Alvito, decorreu uma sessão Informativa "Unidos pela Diabetes" na Biblioteca Municipal, promovida pela Academia de Saúde do Centro de Saúde de Alvito e aberta a toda a população.

Também no Litoral Alentejano foi comemorado o Dia Mundial da Diabetes. A UCC Serra e Mar de Grândola promoveu ações de sensibilização dirigidas a diferentes grupos alvo: Crianças dos 1º, 2º e 3ºciclos de ensino básico do Concelho, que participam no Corta Mato Escolar, Pessoal Docente e Não Docente das escolas secundária e básica integrada, aos quais se pretendeu chamar a atenção para esta problemática, de uma forma simples. Na semana de 5 a 9 de novembro, foram afixados nas Escolas Secundária e Básica Integrada, num percurso entre as entradas principais das escolas e os Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA), círculos azuis com a pergunta: Porquê um círculo azul?
Estes mesmos círculos foram também afixados na entrada da UCSP de Grândola. No dia 13 de novembro, junto aos círculos, foi afixada informação esclarecedora do Porquê do círculo azul, bem como dados sobre a prevalência da diabetes em Portugal e no mundo, sobre riscos potenciais e sinais e sintomas da patologia.
Apelando à participação e à auto responsabilização de cada um na sua saúde, a UCC de Grândola, fazendo a ligação ao tema deste ano: “Diabetes: Vamos proteger o nosso futuro”, afixou um convite aos docentes e não docentes das referidas escolas, para realizarem no dia 14 no GIAA, a avaliação do risco de desenvolverem diabetes. De acordo com o nível de risco identificado em cada pessoa, foi feita a devida sinalização/encaminhamento para a consulta médica da UCSP. A cada participante foi oferecido um podometro, no sentido de estimular a prática de exercício físico.No dia 21 de novembro, em parceria com o setor de desporto da Câmara Municipal realizou-se uma corrida integrada no Corta Mato Escolar concelhio, com o slogan "Correr...da diabetes para proteger o futuro”, que contou com cerca de 1000 alunos, que vestiram uma peça de roupa azul. Foram ainda desenvolvidas atividades interativas com os atletas, incidindo sobre questões de higiene alimentar, exercício físico e obesidade, enquanto fatores de risco da Diabetes.

Dia Mundial Diabetes UCC e UCSP Alcácer do Sal

Em Alcácer do Sal, a UCC e a UCSP desenvolveram uma ação de promoção e prevenção para os profissionais da Autarquia de Alcácer do Sal com o objetivo de determinar o grau de risco da Diabetes Tipo 2 e sensibilizar para a importância de prevenir esta doença.