Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Encontro de Saúde no Alentejo 2009

SAÚDE POSITIVA NO ALENTEJO

ENCONTRO DE SAÚDE

“Da dispersão geográfica à qualidade dos cuidados”

Nos dias 7 e 8 de Setembro de 2009, decorreu no Auditório da Universidade de Évora, o Encontro de Saúde do Alentejo, subordinado ao tema Saúde Positiva no Alentejo – Perto de Si.
Este encontro, que foi organizado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, teve como destinatários os profissionais de saúde e outros com interesse no tema.
Este encontro contou com a presença de várias individualidades e a cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, que na mesa estava acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, a Governadora Civil de Évora, Fernanda Ramos, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira e a Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Rosa Matos.

Antes da cerimónia de abertura teve lugar uma conferência inaugural subordinada ao tema “Equidade e Interioridade”, em que o Dr. António Arnaut relembrou a criação do Serviço nacional de Saúde, há 30 anos, em que pela primeira vez surgia a universalidade dos serviços de saúde a toda a população “Por isso mesmo falo de equidade porque ela representa a igualdade completa. Mas, apesar disso, vivemos muitas dificuldades porque havia profissionais que contrariavam a ideia quase podemos dizer que o SNS esteve praticamente em coma induzida.”

Já no decorrer da cerimónia de abertura, Rosa Matos, presidente da ARS Alentejo, salientou a importância de preservar o Serviço Nacional de Saúde e “Ser dignos do seu passado e continuar a ser obreiros do seu futuro. É por isso que ao longo destes dois dias vamos debater, aqui no auditório da Universidade de Évora, algumas das questões mais actuais na área da saúde no Alentejo, como sejam as respostas que estão implementadas nos nossos centros de saúde e hospitais e que permitem uma maior equidade, acessibilidade, proximidade, eficiência e integração de cuidados. Ao mesmo tempo, no espaço mais nobre da cidade, na Praça do Giraldo, vão decorrer várias actividades de interacção dos profissionais de saúde com a população, como sejam várias actividades de promoção de saúde, vários rastreios e vários ensinamentos sobre estilos de vida saudáveis.”
A presidente da ARS Alentejo sublinhou também, o trabalho que tem sido desenvolvido na região cujo objectivo é apostar na melhoria do acesso e nas políticas de proximidade, garantir a sustentabilidade do sistema e melhorar a efectividade das respostas. Salientou, ainda, a inauguração do serviço de radioterapia no Alentejo “Passamos a partir de hoje a ter todas as condições técnicas e humanas para tratar a doença oncológica na região, e os utentes do Alentejo deixarão de ter necessidade de se deslocar a Lisboa, Algarve ou Espanha para efectuarem os seus tratamentos de radioterapia. Esta é uma conquista que há muito ambicionávamos e que finalmente podemos oferecer aos alentejanos”. Este encontro permitiu  analisar o progresso e a mudança que tem ocorrido na área da saúde nos últimos anos, que só foi possível através de investimentos e do envolvimento e empenhamento dos profissionais de saúde da região. “Os fundos comunitários de que dispusemos permitiram-nos investir mais de 110 milhões de euros no reforço das condições dos nossos centros de saúde e hospitais e ajudaram-nos a criar melhores condições físicas e humanas para cuidar e tratar melhor os nossos co-cidadãos (…) nós não podemos parar. Temos que levar a saúde cada vez mais perto das pessoas (…). Sabemos que a resposta é feita de trabalho, conhecimento, determinação e compromisso. Esta atitude é como uma chave que temos na mão e com a qual podemos abrir as portas do céu ou do inferno.”

Para encerrar esta cerimónia, a Ministra Ana Jorge, salientou que as novas realidades da Saúde permitem que esta chegue aos locais mais longínquos. “E o Alentejo bem conhece isso através das unidades móveis de saúde, e progresso do apoio domiciliário na rede hospitalar. A resposta dada foi importante e tem vencido. O Alentejo foi conquistando o que pretendia através de ventos e marés. O Alentejo é pioneiro”.

Este encontro contou também com a presença da Dra. Maria de Belém Roseira e do Dr. Paulo Mendo, num debate subordinado ao tema “Integração dos cuidados de saúde”.

Nos mesmos dias 7 e 8 de Setembro na Praça do Giraldo, o Encontro de Saúde esteve aberto à população, que teve a oportunidade de visitar stands temáticos e obter informações e esclarecimentos relativos a Cuidados Continuados, Sida, AVC e Oncologia, bem como realizar rastreios da obesidade, diabetes e tabaco nas unidades móveis lá instaladas.

No que respeita aos rastreios, houve uma grande adesão por parte da população tendo-se realizado 350 rastreios à diabetes, 74 rastreios à obesidade e 32 rastreios ao tabagismo.

 Rastreio da Obesidade

Encontravam-se também naquela praça professores de educação física a ajudar a cuidar da saúde, com bicicletas e consolas Wii Fit (para crianças) e a dar ensinamentos sobre que género de actividade física é aconselhável para as diferentes idades.

A população podia também visitar os stands dos Hospitais e Unidades Locais de Saúde da Região do Alentejo, onde era disponibilizada informação sobre a actividade de cada um deles.

Os stands temáticos onde decorreram todas estas actividades, foram visitados pela Ministra da Saúde, Ana Jorge e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.