Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto “Para uma vida adulta e produtiva - cuidar o pé”

​A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo é um dos parceiros da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) no projeto intitulado “Para Uma Vida Adulta Produtiva: Cuidar o Pé”, o qual engloba várias vertentes, sendo uma delas a modernização da forma de avaliação da pressão plantar dos pés e construção de suportes plantares (palmilhas).

Este projeto, financiado pela Direção Geral da Saúde e com duração de 3 anos, permitiu à APDP ter um equipamento robotizado de construção de palmilhas, integrando a forma do pé em carga e a avaliação das pressões nessa construção, diminuindo a pressão máxima em 40% durante a marcha.

Em parceria com a ARS do Alentejo foi possível instalar plataformas, a funcionar desde o dia 19 de Março de 2010, em três centros de saúde (Viana do Alentejo, Redondo e Arraiolos) e na Unidade de Saúde Familiar Planície, que permitem avaliar os pontos de pressão efetuados pelos pés diabéticos em posição estática e dinâmica, sendo os dados registados e enviados posteriormente para a oficina central, que se encontra na APDP, para a confeção de palmilhas personalizadas.

Durante a vigência deste projeto, os doentes diabéticos que queiram entrar no projeto recebem, gratuitamente, as palmilhas personalizadas para cada pé e beneficiarão de outras condições especiais.

Espera-se que neste período de 3 anos, grande número de doentes diabéticos de todos os centros de saúde do Distrito de Évora, possam efetuar uma avaliação dos pontos de pressão do pé para que possam ter uma mais saudável.