Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Preâmbulo

A região de saúde do Alentejo abrange cerca de do território de Portugal Continental, com uma população residente cerca de 468.600 habitantes (4,5% do país), uma densidade populacional que varia entre os 13 habitantes por km² no Baixo Alentejo e os 21 habitantes por km2 no Alentejo Central e elevada percentagem de população idosa (27,7% da população com 65 e mais anos).

Considerando as características regionais e procurando, dentro de uma política de proximidade, melhorar a acessibilidade, e consequentemente a equidade no acesso aos recursos de saúde, foi implementado em 1998, pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Programa de Telessaúde do Alentejo, inicialmente só com teleconsultas entre cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares e mais tarde alargando-se a outras áreas como a teleformação.

Esta atividade abrange os distritos de Évora, Beja e Portalegre e os concelhos de Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Sines, do distrito de Setúbal, existindo estações de telessaúde em 22 Centros de Saúde, 5 hospitais regionais e 1 na sede da Administração Regional de Saúde do Alentejo, num total de 28 instalações de telessaúde. A acrescer a estas instalações, têm sido distribuídos kits de telessaúde pelas unidades de saúde do Alentejo, permitindo a realização de teleconsultas através da plataforma RSE Live.

Entre 2013 e 2022 (inclusive) realizaram-se 30.246 teleconsultas, em várias especialidades tais como Neurologia, Dermatologia, Cirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cardiologia, Fisiatria/Medicina Física e Reabilitação, Pediatria, Ortopedia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Pneumologia, Cirurgia Vascular, Diabetes e consulta da Tiroide.

Com o início das Consultas de Decisão Terapêutica, em que são discutidos casos clínicos do foro oncológico entre vários profissionais de várias Instituições de Saúde da Região, em 2022, registaram-se 854 destas Consultas.

Na sequência da publicação do Despacho 6280/2018, de 28 de junho, respeitante ao Telerrastreio Dermatológico, em 2022, consolidou-se a atividade deste rastreio com a realização de 1.079 diagnósticos.




Globalmente, a evolução da produção de teleconsultas, na região do Alentejo, encontra-se no seguinte gráfico, no qual se pode verificar um crescimento sustentado desde 2016 até 2022.




Ainda com enquadramento no Programa de Telessaúde do Alentejo, tem sido desenvolvida a atividade de teleformação, desde 2008, através de sessões gratuitas, dirigidas a médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, auxiliares de ação médica, assistentes técnicos e técnicos superiores. Nesta atividade participaram em 2022, 150 formandos distribuídos em 45 sessões.

De salientar ainda que, em 2012, foi implementado o Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, com o objetivo de obter ganhos em saúde na população; garantir a humanização dos cuidados e os direitos dos utentes; melhorar o acesso e a adequação da oferta de serviços; promover os processos de telessaúde de modo a garantir a qualidade final dos serviços prestados; melhorar a eficiência técnica e económica; melhorar continuamente a eficácia; valorizar o capital humano, assegurando a formação contínua dos seus profissionais e promovendo a respetiva satisfação. Em 2017, o Sistema de Gestão da Qualidade foi adaptado à nova norma ISO, tendo sido certificado em abril de 2018, para a prestação de serviços de teleconsulta aos utentes abrangidos pela região de saúde do Alentejo e promoção de sessões de teleformação para profissionais de saúde, de acordo com as competências da ARS Alentejo, pela EIC, reconhecendo-se assim a conformidade com a Norma NP EN ISO 9001:2015.

Em 2021, a certificação foi renovada, pela mesma empresa, garantindo ao SGQ do Programa de Telessaúde do Alentejo a conformidade com a Norma NP EN ISSO 9001:2015 até 2024.

​​​

O Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, implementado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, na prestação de serviços de telessaúde nas áreas de teleconsultas e teleformação, cumpre os requisitos da norma ISO 9001:2015, estando certificado pela empresa EIC.