O Projeto COSI – Portugal, está integrado no Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil, da responsabilidade da Organização Mundial da Saúde (Região Europeia), constituindo o primeiro sistema europeu de recolha sistemática de medidas de crescimento de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (com idades compreendidas entre os 6 e 8 anos).
Este projeto tem como objetivo monitorizar e promover a saúde e bem-estar infantil através da criação de uma rede de informação sistemática (a cada 2-3 anos), comparável entre os países da Europa, sobre as características do estado nutricional infantil de crianças desta faixa etária.
O COSI - Portugal é conduzido a nível nacional pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e pela ex-Plataforma contra a Obesidade da Direção-Geral da Saúde, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde e as Direções Regionais dos Açores e da Madeira. Na região Alentejo este projeto é monitorizado pelo Núcleo Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável.
A primeira fase do projeto realizou-se no ano letivo 2007/2008, a segunda no ano letivo 2009/2010 e a terceira no ano letivo 2012/2013 e a última no ano letivo 2015/2016, estando atualmente envolvidas 19 escolas do 1º ciclo do ensino básico, da região Alentejo (Alentejo Central, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e Norte Alentejano).
A metodologia aplicada segue um protocolo comum a todos os países participantes, que consiste na avaliação do peso e estatura das crianças e ainda na aplicação de dois questionários, abrangendo variáveis relativas à família e ao ambiente escolar.
Relatório COSI 2016
Relatório COSI 2013
COSI PORTUGAL 2010 - Resumo do Relatório
Versão Completa do Relatório