Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes assinalado no Alentejo

Dia Mundial da DiabetesA celebração do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, tem como finalidade chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática desta doença.

Assim, e visando uma maior consciencialização das pessoas para o problema da diabetes, realizaram-se diversas atividades por toda a região de Saúde do Alentejo.

No Litoral Alentejano, a UCC Serra e Mar, de Grândola, assinalou o Dia Mundial da Diabetes com a realização de um colóquio sobre este tema, que decorreu no dia 15 de novembro. Este colóquio, aberto a toda a comunidade adulta, realizado em articulação com a UCSP de Grândola e a USP da Unidade Local de Saúde do litoral Alentejano, contou com a colaboração de um médico de saúde pública, um neurologista, um oftalmologista e uma enfermeira. No dia 20 de novembro, em articulação com o setor do desporto da Câmara Municipal de Grândola, a UCC Serra e Mar participou no 30º Corta Mato Escolar Concelhio, com jogos sobre alimentação dirigidos a cerca de 300 alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Dia da Diabetes UCC Alter CratoNo Norte Alentejano, em Alter do Chão, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ALTER, em colaboração com a Rede Social da Câmara Municipal de Alter do Chão, procedeu ao rastreio de diabetes, entre as 10 e as 12 horas do dia 14 de novembro, no Largo Barreto Caldeira.

No Alentejo Central este dia também foi assinalado. Em Borba, a USF Quinta da Prata realizou uma sessão sobre alimentação saudável e diabetes, uma sessão de exercícios físicos e um rastreio para toda a população de Borba. Ver cartaz. Procedeu ainda à publicação de um artigo sobre a Diabetes no Jornal “Terras Brancas”. Ver artigo.

 Em Évora, a UCC promoveu, no dia 13 de novembro, uma sessão de esclarecimento para pessoal não docente, dos Agrupamentos de Escolas de Évora. No dia 14 de novembro, realizou uma avaliação do risco de Diabetes a 10 anos, na população adulta das escolas do concelho e, ainda, uma formação intitulada “Conhecer para prevenir”, dirigida a todos os funcionários da Câmara Municipal de Évora. Ver cartaz.

Em Reguengos de Monsaraz e Mourão, a UCC Almoreg assinalou este dia com atividades de rastreio e informação para a Saúde no Agrupamento de Escolas daqueles concelhos, que decorreram nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Ver cartaz.

Em Viana do Alentejo, a UCC realizou, no dia 14 de novembro, um rastreio a toda a população da freguesia, que decorreu nas instalações do Centro de Saúde.

A UCC de Vendas Novas em colaboração com o Município, realizou uma Palestra subordinada ao tema “Correr com a Diabetes”, que decorreu no dia 14 no auditório municipal de Vendas Novas. Ver cartaz.

Em Beja, a Unidade Local de Saúde do Baixo A ULSBA, EPE adoptou como lema para as comemorações de 2013 «A Diabetes e a Arte», para dar voz aos diabéticos que, através de formas de expressão artística possam partilhar as suas emoções, dificuldades, expectativas e desejos.  Organizou diversas atividades, que decorreram de 15 de outubro a 15 de novembro, com vários grupos de diabéticos nos vários concelhos . No dia 14 de novembro promoveu o Encontro “A Diabetes e a Arte”, que teve lugar nas instalações do NERBE e contou com a presença do diretor do Programa Nacional para a Diabetes, José Manuel Boavida. Ver programa.