Colóquio Qualidade em Saúde do Alentejo

I Cóloquio Qualidade em Saúde do AlentejoNo passado dia 20 de Maio, a Administração Regional de Saúde do Alentejo promoveu a realização do I Colóquio sobre Qualidade em Saúde, no Auditório de Direcção Regional de Educação do Alentejo, o qual contou com a presença de cerca de 200 participantes.

Neste Colóquio, que teve como objectivo debater as experiências das instituições prestadoras de cuidados de saúde na área da qualidade, quer a nível nacional, quer a nível europeu, ficou clara a necessidade de o Serviço Nacional de Saúde continuar a apostar numa cultura de promoção de elevados patamares de qualidade.

A gestão da qualidade em saúde surge como uma oportunidade de mudança de paradigma pois torna emergente a necessidade de combater o desperdício, de apostar na segurança e de diminuir o risco dos utentes e de implementar processos de acreditação numa perspectiva de cuidados centrados no cidadão.

Ao longo do dia de trabalho, os vários intervenientes abordaram temas como a qualidade clínica e organizacional, a gestão da qualidade no Centre Hospitalier de Mulhouse (França), os desafios na implementação da gestão integrada de doenças, a estratégia nacional para a qualidade em saúde pela DGS e como se podem acreditar unidades de gestão clínica, com o exemplo da USF de Valongo.

Foram também apresentados o processo de acreditação da Unidade de Cuidados Continuados de Portel, bem como o desenvolvimento dos trabalhos ao nível da certificação e de gestão da qualidade nas Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, do Baixo Alentejo e de Matosinhos, seguida de uma apresentação sobre a avaliação de satisfação de utentes da região do Alentejo.

Antes do encerramento do colóquio, algumas das unidades de saúde da região Alentejo assinaram cartas de adesão ao processo de gestão da qualidade, com vista a acreditação pelo modelo vigente da Andaluzia.

A USF Eborae, de Évora (ACES Alentejo Central II), a USF Plátano, de Portalegre (ULSNA) e a UCSP de Alcácer do Sal (ACES Alentejo Litoral) assumiram o compromisso de iniciar o processo conducente à acreditação, tendo sido lançado o desafio de outras unidades de gestão clínica (Cuidados Saúde Primários, Hospitalares e Continuados) aderirem a este processo. Também foi lançado o repto de serviços não assistenciais aderirem ao processo de gestão de qualidade.

Ver Programa

Mesa Coloquio Qualidade

Sala Coloquio Qualidade

Coloquio Qualidade Assinatura Compromisso